Sunday, February 27, 2005

Eutanásia , Sim ou Não ?

Ao longo destes últimos tempos no meus posts , tenho-me limitado a comentar assuntos relacionados com o futebol . Não o tenho feito de uma forma premeditada , mas tem calhado . Mas os meus interesses vão muito além do desporto . Neste post , quero-vos falar e gostava de lançar a discussão sobre um tema que me levanta bastante interesse , a Eutanásia . Sempre tive a minha opinião e sempre fui claramente a favor de que cada pessoa deve ter o direito a decidir se quer ou não continuar a viver . Felizmente o debate está novamente lançado no nosso país , muito por "culpa" de um filme recente que relata a vida de Ramóm SamPedro , um senhor galego , que ficou paraplégico a dar um mergulho e que durante 30 anos lutou para a liberalização da eutanásia . Como não lhe foi permitido a eutanásia , Ramón , com a ajuda de uma cúmplice acabou por por fim a vida , depois de 30 eternos anos de sofrimento . A cúmplice que ajudou Ramón , gravou também os momentos anteriores e depois de ele ter ingerido uma quantidade de uma substância ( não sei ao certo qual ) e que o levou á morte . Na gravação pode-se ver claramente o sofrimento que lhe foi provocado após ingerir a substancia , e que facilmente seria evitado num país em que a estanásia fosse liberalizada , pois existem métodos de se por termo a vida nada dolorosos . Antes de tomar a substância , Ramón explica as razoes que o levaram a tal , e torna-se revoltante ver o sofrimento a que este homem esteve submetido durante 30 anos , culpa de leis completamente retrógadas e de uma igreja que cada vez mais se torna no travão da sociedade e da evolução . É revoltante ver o contraste de um homem desesperado , que a única coisa que pede , é que lhe deixem por fim a sua vida e ao seu eterno sofrimento , e depois ver um padre , calmamente a dar as razões porque a eutanásia não deve ser liberalizada .
Sem dúvida um filme a não perderem e gostava de ver a vossa opinião sobre este assunto...

No comments: