Sunday, February 27, 2005

Eutanásia , Sim ou Não ?

Ao longo destes últimos tempos no meus posts , tenho-me limitado a comentar assuntos relacionados com o futebol . Não o tenho feito de uma forma premeditada , mas tem calhado . Mas os meus interesses vão muito além do desporto . Neste post , quero-vos falar e gostava de lançar a discussão sobre um tema que me levanta bastante interesse , a Eutanásia . Sempre tive a minha opinião e sempre fui claramente a favor de que cada pessoa deve ter o direito a decidir se quer ou não continuar a viver . Felizmente o debate está novamente lançado no nosso país , muito por "culpa" de um filme recente que relata a vida de Ramóm SamPedro , um senhor galego , que ficou paraplégico a dar um mergulho e que durante 30 anos lutou para a liberalização da eutanásia . Como não lhe foi permitido a eutanásia , Ramón , com a ajuda de uma cúmplice acabou por por fim a vida , depois de 30 eternos anos de sofrimento . A cúmplice que ajudou Ramón , gravou também os momentos anteriores e depois de ele ter ingerido uma quantidade de uma substância ( não sei ao certo qual ) e que o levou á morte . Na gravação pode-se ver claramente o sofrimento que lhe foi provocado após ingerir a substancia , e que facilmente seria evitado num país em que a estanásia fosse liberalizada , pois existem métodos de se por termo a vida nada dolorosos . Antes de tomar a substância , Ramón explica as razoes que o levaram a tal , e torna-se revoltante ver o sofrimento a que este homem esteve submetido durante 30 anos , culpa de leis completamente retrógadas e de uma igreja que cada vez mais se torna no travão da sociedade e da evolução . É revoltante ver o contraste de um homem desesperado , que a única coisa que pede , é que lhe deixem por fim a sua vida e ao seu eterno sofrimento , e depois ver um padre , calmamente a dar as razões porque a eutanásia não deve ser liberalizada .
Sem dúvida um filme a não perderem e gostava de ver a vossa opinião sobre este assunto...

Saturday, February 26, 2005

Força João Manuel !!

Na vida , todos temos um partido e uma equipa . São por eles que muitas vezes entramos em discussões que não levam a nada e que muitas vezes são levadas ao extremo , com violência fisíca . Numa semana de jogo Porto-Benfica , normalmente dao-se excessos de todas as ordens , e que culminam normalmente com excessos dos jogadores e dos adeptos . E é por isso que quando vimos uma situação como a que está a viver João Manuel , vimos que nada disso faz sentido . João Manuel , um atleta que durante 9 épocas defendeu a equipa da União de Leiria , e que esta época começou como atleta do Moreirense , viu-lhe ser diagnosticada uma doença bastante complicada e irreversível , a esclerose múltipla . Na segunda-feira passada , os seus amigos de muitos anos , juntaram-se e homenagearam-no . Foi bastante emocionante ver o estado bastante debilitado em que ele já se encontra . Como a puta da vida é injusta . João , resta-me desejar-te toda a força do mundo e que consigas vencer mais este jogo na tua vida .

Tuesday, February 22, 2005

Benfica 2 - Guimarães 1

Sobre o jogo propriamente dito , não há muito a dizer . Começamos muito bem , a praticar um bom futebol e facilmente chegamos ao intervalo a vencer por 2-0 . Quando todos esperavámos uma segunda parte bem descansada , aconteceu o costume , a equipa recuou e passamos um mau bocado e só com alguma sorte á mistura conseguimos vencer o jogo . Gostei bastante da exibição do Geovanni , um excelente jogador , com imensa velocidade e um potente remate , e que é pena ver passar ao lado de muitos jogos . Não gostei da exibição do Quim , um atleta que não cativa a nossa massa associativa , e que é muitas vezes assobiado . Não lhe vejo grande futuro no nosso clube , e temo mesmo que lhe venha a acontecer o mesmo que se passou a alguns anos atrás , com o Abel Xavier , que teve que ser vendido , pois a massa associativa não engraçava com ele . Uma palavre também para Pedro Mantorras , que apesar de estar muito longe da boa forma , com o seu sorriso humilde , continua a cativar os sócios do nosso clube.
Mas o que me impressionou realmente neste jogo , é o mau momento que os grupos ultras do nosso clube atravessam , principalmente os Diabos Vermelhos . Como é possível o apoio ter sido tão fraco á equipa ? Os Diabos fizeram uma bonita homenagem ao recentemente falecido presidente João Santos , mas depois disso o apoio foi bastante escasso e o número de elementos presentes não ultrapassava os 50 . O que é que se passa com a nossa malta ? Quem não recorda com saudade os velhos tempos dos No Name Boys?

Thursday, February 17, 2005

CSKA Moscovo - Mágico Benfica

O Mágico Benfica joga hoje uma importante cartada na Taça Uefa , com a difícil deslocação á Russia . Nestes dias da sua permanência na Russia , a equipa tem sido brindada com grandes banhos de multidão , e ontem ao ver as imagens pela televisão , nao pude deixar de mandar uma risada , ao ver o roupeiro a assinar autografos , com se de mais uma estrela se tratasse . Mas mais motivo de riso , foi ao ver o jornalista a entrevistar um adepto russo , este dizer que de Portugal conhecia o Benfica , porto , boavista , josé mourinho e ricardo carvalho . Nunca ouviu falar dos lagartos , estavam a espera de que...

Tuesday, February 15, 2005

Jogo de solidariedade

Realiza-se hoje em Camp Nou , Barcelona , um jogo de solidariedade para recolher fundos para ajudar as vitímas do tsunami na Ásia . Estarão presentes os melhores jogadores do planeta , naquele que se espera seja um jogo mágico . Mais uma vez se mostra que o futebol é muito mais do que um jogo...

Monday, February 14, 2005

Outro menino de ouro , não!!!

Simão Sabrosa é indescutivelmente o melhor jogador da nossa equipa . É daqueles jogadores que nos faz sonhar , de quem estamos a espera sempre de qualquer coisa mais . Mas nao gostei de ver as palavras de Trappatoni , na semana passada na imprensa , quando diz que o Benfica nao pode viver sem o Simão . Isso não é verdade , Simão é o que é , um excelente jogador , nada mais . E excelentes jogadores , já o Benfica teve as centenas nestes 100 anos . Não queiram fazer com ele o mesmo que aconteceu com o João Pinto , o célebre "Menino de Ouro" , o qual chegou uma altura em que tinha mais poder que o próprio treinador . Até um contrato vitalício lhe fizeram .

Thursday, February 10, 2005

A aliança Benfica-Benfica

Sou um daqueles adeptos viciados na imprensa desportiva . Apesar de todas as mentiras que lá vêm , tou sempre a cair que nem um patinho . Ainda há pouco , já estava a sonhar com o Robinho e o Maxi Lopes no Benfica . De entre todos os jornais , "A Bola" é claramente o meu jornal desporivo favorito e as crónicas da Leonor Pinhão as minhas preferidas . Com um humor brilhante , esta benfiquista dos sete costados , arrasa a concorrência . E numa altura em que se discute com grande intensidade a aliança Benfica-sporting ela fez questao de deixar a sua opiniao , com a quel concordo em pleno .
" No que diz respeito a alianças , com o devido respeito , a melhor aliança que o Benfica poderá fazer é consigo próprio. Até para variar . Uma aliança Benfica-Benfica é do que o Benfica está a precisar . No domingo á noite , quando Hugo Leal pegou na bola pela primeira vez no palco da Luz , sete anos depois da sua imperdoável deserçao , o público rebentou em assobios . Consolado , um velho benfiquista , desabafou em voz alta:
-Estava com um medo que isto nao acontecesse .É que esta malta nova que vem a bola nao sabe nada de História.
Malta nova e malta velha , enfim a aliança Benfica-Benfica . Vê-se às vezes um pouco por todo o lado , até na Catedral e até em igrejas . "

Monday, February 07, 2005

Carnaval é no Funchal...

Pois bem , nao estando presente o palhaço de serviço , Alberto Joao Jardim , que estava a dar mais um triste espectáculo no comício do PSD em Castelo Branco , a malta organizadora do carnaval do Funchal logo tratou de arranjar um bobo para a festa . Desta vez , a atracçao do carnaval , foi a lagartada , que levou 3 batatas , e vejam bem , até o cepo do Pena marcou um golo . Este carnaval foi mesmo fantástico...